NEGO GALO - YOPO
rap
Yopo é uma planta medicinal que, há milênios, tem sido usada em práticas xamânicas de povos indígenas espalhados por diferentes regiões da América do Sul, como Colômbia, Venezuela e Brasil. Um remédio de potencial alucinógeno que busca estimular o corpo, a mente e o espírito. Vem justamente do consumo em forma de rapé dessa substância que Carlos Eduardo da Silva, o Nego Gallo, encontrou o estímulo para as canções de essência transcendental que embalam o segundo e mais recente trabalho em carreira solo.
Sequência ao material entregue em Veterano (2019), Yopo (2024, Independente) segue de onde o artista parou há cinco anos, porém, de forma ainda mais complexa e liricamente interessante. São canções que partem de observações atentas sobre o cenário ao redor, mas a todo momento se voltam para a mente do rapper que, nos anos 2000, integrou o Costa a Costa, um dos projetos mais importantes do rap cearense.
A própria faixa de abertura, regida em essência pela voz e as inquietações do artista, funciona como uma boa representação desse resultado. Instantes em que Nego Gallo reflete sobre a situação do país durante o governo de Jair Bolsonaro, mergulha fundo nos próprios sentimentos e prepara o terreno para o restante do álbum. Composições que, mesmo dotadas de uma profundidade notável, em nenhum momento deixam de dialogar com o ouvinte, hipnotizado pelas rimas do rapper que demonstra todo seu domínio em estúdio.
Comentários (0)